6 Novembro

pic2

Aplicação para iPhone

 PANTORRA – GUIA DE CAMPO DE COGUMELOS

A Associação Micológica A Pantorra está a desenvolver, em parceria com o especialista em informática, Álvaro Monteiro, uma aplicação para iPhone, que vai servir como guia de campo para a apanha e identificação de cogumelos na região nordestina do país.

Esta aplicação foi apresentada, no dia 4 de Novembro de 2012, no decorrer do XIV Encontro Micológico Transmontano, que se realizou em Mogadouro.

 Ao ser apresentada a aplicação aos participantes do Encontro Micológico surgiram ideias que estão a ser implementadas já para a primeira versão, que estará disponível no início de Dezembro, gratuitamente na App Store.

Estas incluem melhorias na funcionalidade de GPS, que consiste em registar visitas de campos, adicionar locais de apanha com descrição fotográfica e textual, receitas de culinária, uma chave dicotómica fácil de utilizar, um glossário melhorado e ligações entre cogumelos semelhantes para mais rapidamente perceber as diferenças.

Nesta primeira fase do projecto, considerado “pioneiro” em Portugal, foi criada uma lista com 34 espécies de cogumelos, as quais foram fotografadas e identificadas pelos micólogos da Associação Micológica A Pantorra, de forma a melhor elucidar quem por esta altura do ano se dedica a apanha de cogumelos.

Uma vez que o conhecimento dos cogumelos para a maioria de pessoas é reduzido, centrou-se  esta aplicação em espécies que abundam no Nordeste Transmontano, mas que poderá ser utilizada em outra regiões do país, já que há espécies iguais.

A ideia deste projecto é proporcionar o aumento do nível médio de conhecimentos acerca dos cogumelos e ajudar a prevenir eventuais intoxicações provocadas por algumas espécies. 

Na aplicação estão disponíveis uma lista de cogumelos que vai sendo selecionada pelo utilizador, enquanto vai visualizando fotografias para assim, inequivocamente, poder apanhar a espécie desejada e sem erro, já que a mesma pode ser comparada no terreno.A cada fotografia está associada um descrição técnica resumida para que cada apanhador, de forma rápida, possa verificar se o cogumelo é, ou não, comestível.

 Uma iconografia apropriada inserida no programa, ajuda a identificar os cogumelos, e uma descrição textual e precisa, permite  perceber os perigos e as características que lhes estão associados.

Para já, a aplicação estará apenas disponível para o sistema iPhone.

ABOUT AUTHOR

Com sede em Macedo do Peso (freguesia de São Martinho do Peso, concelho de Mogadouro), tem por objecto a promoção do conhecimento científico, técnico e gastronómico dos cogumelos, bem como os aspectos ecológicos, culturais e sociais relativos aos mesmos, sem fim lucrativos.