15 Outubro

I Semana Micológica Transmontana

I SEMANA MICOLÓGICA TRANSMONTANA

Estamos a viver um dos anos mais secos dos últimos tempos e como sabemos todos, os cogumelos só aparecem quando o tempo arrefece, e chove.

Com estas perspectivas não parece que este vá ser o melhor ano de cogumelos, ainda assim, na semana do 1 a 8 de Novembro vão celebrar-se em Mogadouro, Capital do Cogumelo, toda uma série de acontecimentos micológicos:

– Na Casa da Cultura apresentam-se audiovisuais que, relaxada e ludicamente, ajudam a conhecer melhor, e a desfrutar, o mundo dos cogumelos.

– Também haverá palestras, desde as que se ensina como distinguir espécies tóxicas e comestíveis, como apanhá-las sem estragar os habitats onde nascem e como fazer uso dos cogumelos no artesanato, no turismo ou na cozinha, para que a «galinha dos ovos de ouro» possa durar muito tempo.

– Durante toda a semana está patente, na Casa da Cultura, uma exposição micológica com cartazes, objectos representativos de cogumelos (figuras, toalhas, panos), informação sobre espécies comestíveis e tóxicas, e, se for possível uma mostra de cogumelos frescos apanhados na nossa região. E, um cantinho reservado para que os mais pequenos, as crianças, para se divertirem e aprender micologia.

– Com o apoio e os conselhos dos membros da Associação, as ementas da maioria dos restaurantes da vila, apresentam diversos pratos cozinhados com cogumelos.

– Haverá um Jantar micológico, no que desde o primeiro ao último prato serão elaborados à base de cogumelos, incluindo a sobremesa.

E, realizam-se saídas de campo para apanhar exemplares de diversas espécies e assim poder aprender a diferenciá-los no lugar e em estado fresco.

Este ano a Associação Micológica A Pantorra celebra 10 anos de vida e, com esse motivo, organiza estas jornadas mais alargadas que as de anos anteriores, e convida a todos os mogadourenses a partilhá-las. Só aquelas actividades que precisam duma infra-estrutura complexa, o jantar micológico ou as saídas de campo, precisam duma inscrição prévia, nas restantes, as que têm lugar na Casa da Cultura, a entrada é livre e gratuita.

A Direcção da Associação Micológica A Pantorra

 

 

 

Programa

Semana Micológica Transmontana

Mogadouro, Casa da Cultura, de 31 de Outubro a 8 de Novembro

31 de Outubro

18.00 h. Inauguração da Semana Micológica Transmontana

18.15 h. «A Floresta: Cogumelos e Poesia» por Cristóbal Burgos (entrada livre)

19.00 h. Inauguração da Exposição Micológica na Casa da Cultura de Mogadouro (entrada livre)

22.00 h. Actuação da fadista Kátia Guerreiro (entrada livre)

 

1 de Novembro

17.00 h. «A Associação Micológica A Pantorra ao longo de 10 anos – audiovisual» por Marcos Prata (entrada livre)

18.00 h. Visita à Exposição Micológica (entrada livre)

 

2/3/4/5/6 de Novembro

Exposição Micológica na Casa da Cultura de Mogadouro (visitas guiadas para às escolas, marcação previa)

 

6 de Novembro

18.00 – 20.00 h. Levantamento da documentação e inscrição para os percursos do XI Encontro Micológico Transmontano (só os inscritos previamente)

18.00 – 20.00 h. Visita livre à Exposição Micológica

 

7 de Novembro

8.30 h. Saída para o campo (só os inscritos previamente no Encontro Micológico)

13.00 h. Pic-nic de convívio nos arredores da Barragem de Penas Roias

16.30 h. «Cinquenta anos de intoxicações por cogumelos em Portugal» por Daniela Pinho, Diana Silva, Erika Fernandes, Gisela Fragoso, Jorge Pinheiro e Inês Costa (entrada livre)

17.15 h. «Ecologia dos cogumelos: consumo sustentável» pela prof. Doutora Celeste Silva (entrada livre)

18.00 h. «Os melhores cogumelos comestíveis e os tóxicos mais perigosos» pela Dra. Purificación Lorenzo (entrada livre)

18.45 h. «Possíveis usos artesanais e turísticos dos cogumelos» pela prof. Doutora Marisa Castro (entrada livre)

20.30 h. Jantar Micológico no restaurante 2000 (só os inscritos previamente no Encontro Micológico)

22.30 h. Actuação do cantor Manuel Freire (entrada livre)

 

8 de Novembro

10.00 h. Exposição Micológica ou visita ao Centro I.E. Micológicas de Rabanales (Zamora) (só inscritos no Encontro Micológico, deslocação em carros particulares)

{fabrik view=form id=4 rowid=65 usekey=undefined layout=default}

ABOUT AUTHOR

Com sede em Macedo do Peso (freguesia de São Martinho do Peso, concelho de Mogadouro), tem por objecto a promoção do conhecimento científico, técnico e gastronómico dos cogumelos, bem como os aspectos ecológicos, culturais e sociais relativos aos mesmos, sem fim lucrativos.