16 Agosto

Pantorra - Actividades Ano 2008

Actividades Ano 2008

Passeio Micológico de Primavera
5 e 6 de Avril, Mogadouro

Participação nas II Jornadas Internacionales de Micología del Pirineo
11 ao 13 de Outubro. Jaca (Huesca, Espanha)

Publicação dos Anais da Associação Micológica “A PANTORRA” volume 8
•    Cogomelos e Educación Ambiental: Actividade desenvolvida no Outono de 2004, en Pazos de Borbén (Galiza). P.Lorenzo, A.Justo & M.L.Castro
•    Contribuição para a valorização micológica do Parque Natural da Serra da Estrela. A.S. Baptista de Oliveira
•    Livros portugueses de divulgação micológica

X Encontro Micológico Transmontano
1 ao 4 de Novembro, Casa da Cultura, Mogadouro

Pantorra - Actividades Ano 2008

Pantorra – Actividades Ano 2008

Foi há dez anos que iniciámos um ciclo de actividades micológicas em Mogadouro que teve múltiplas repercussoes a nível interno e externo. A consecuencia imediata foi a formalização legal da Associação Micológica A Pantorra como forma de aglutinar o entusiasmo dos participantes naquele primeiro Encontro Micológico Transmontano em 1999, guiados pela mão do então Director do PNDI, Engº Domingos Amaro.

Desde então essa bola de neve não deixou de rolar e crescer. É reconhecida a nível nacional e internacional que a vila de Mogadouro é a Capital do Cogumelo, a projecção dos Encontros traz gente ao Nordeste, cativa o interesse para o Micoturismo e belezas naturais da zona, reduz o isolamento. Mogadouro é assim o primeiro municipio português a ter um monumento ao Cogumelo numa das suas rotundas.

O impacto desses Encontros foi grande, levou ao parecimento no nososo país de outras associações e
grupos micológicos, o que é testemunho de que a semente era boa e proliferou com força e entusiasmo. Conduziu ao reconhecimento internacional da Associação Micológica A Pantorra hoje membro associado da Confederação Europeia de Micologia Mediterrânea (CEMM).

É prova desse reconhecimento as reacções de apreço ao resultado da realização de MICOLOGIA 2006, evento que reuniu micólogos de toda a Europa durante uma semana na cidade de Bragança, permitiu o estudo dos cogumelos nas áreas dos Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional e cujos resultados estão em publicação nos Anais da CEMM.

A realização destes Encontros Micológicos pressupõe custos e sacrifícios pessoais por parte dos Corpos Directivos da Associação, do PNDI, que com o apoio da Câmara Municipal e dos nossos patrocinadores que, com o empenho da amizade pessoal, nunca negaram o seu suporte na concretização das actividades e publicações que temos levado a cabo.

Queremos manifestar o nosso público agradeacimento por esse apoio, sem o qual não teriamos chegado aqui.
Este décimo Encontro é pois, um momento de pausa e reflexão sobre as actividades realizadas e um repensar do futuro, para no próximo ano celebrar os 10 anos da Associação Micológica A Pantorra.

Desejamos renovar actividades, aproveitar o entusiasmo dos mais novos para outras  iniciativas e desenhar novos horizontes.

{fabrik view=form id=3 rowid=60 usekey=undefined layout=default}

 

 

ABOUT AUTHOR

Com sede em Macedo do Peso (freguesia de São Martinho do Peso, concelho de Mogadouro), tem por objecto a promoção do conhecimento científico, técnico e gastronómico dos cogumelos, bem como os aspectos ecológicos, culturais e sociais relativos aos mesmos, sem fim lucrativos.