16 Agosto

Pantorra - Actividades ano 2001

Actividades Ano 2001

Passeio Micológico de Primavera
21 de Abril a Penas Roias (Mogadouro)
V Congreso Luso-Galaico de Macromicologia e III Encontro Micológico
Transmontano: Usos e abusos
1 a 4 de Novembro. Mogadouro

Pantorra - Actividades ano 2001

Pantorra – Actividades ano 2001

Ao retomar tradições dos mais velhos sentimo-nos honrados por poder continuá-las, mas é também uma responsabilidade para corresponder o objectivo desejado. Damo-nos conta da sua importâcia e de quanto nos falta na longa caminhada.

Diz a História que o I Congresso Galaico-Luso de Macromicologia foi realizado em Santiago de Compostela no ano de 1987, organizado pela S.G.H.N. Foi a pedrada no charco…

O II Congresso realizouse em Vilagarcía de Arousa, organizado pela Agrupación Micolóxica Cantarela. Deixou raízes. E o III Congresso já foi efectuado em Vila Real, organizado pela U.T.A.D. Reforçou-se o intercâmbio.

O IV Congresso teve lugar em A Coruña numa organização do Grupo Micolóxico Galego, como homenagem ao grande mestre da micologia galega Professor Doutor Luís Freire. Um tributo devido…
Alegra-nos que seja a Associação Micológica A Pantorra a retomar tão nobre tradição. Esperamos não vos desiludir e levar por diante os ideais de colaboração e entreajuda pois esta amizade luso-galaica merece…
Recordamos a necessidade de protecção ambiental e da manutenção da biodiversidade, na melhoria do aproveitamento dos recursos florestais através do conhecimento das espécies com mais interesse e dos riscos de contaminação pela crescente poluição.

Sabendo que os cogumelos são “comida de algum risco”, ele deve ser bem calculado… Queremos abordar algumas perspectivas do uso medicinal dos mesmos e desenhar novos comportamentos para a recolha, identificação, conservação e registo das espécies encontradas.


Anais da Associação Micológica “A Pantorra”, vol. 1
• Prólogo
• Desenvolvimento Micológico Laboratorial e Florestal. M. Morcillo
• Cultura de trufas em azinheiras: experência e resultados. P. Carbajo
• Os cogumelos como recursos dos nossos bosques. G. Moreno
• Biodiversidade fúngica: conservação e aproveitamento. M.L. Castro
• Análise da diversidade de fungos ectomicorrízicos em povoamentos florestais. G. Marques
• Intoxicações por cogumelos e estado actual do tratamento das intoxicações. J. Piqueras
• O aproveitamento dos recursos micológicos. F. X. Martins
• Caracterización y nomenclatura de algunas especies ecológicamente singulares en Galicia. A. Soliño, J. Rodríguez-Vázquez e M.L. Castro
• Aproveitamento sostido dun recurso natural: os cogumelos. A. Justo, P. Lorenzo e M.L. Castro
• Medidas legais para a conservação da biodiversidade fúnxica. P. Lorenzo, A. Justo e M.L. Castro
• Avaliação da produtividade e estudo da ecologia de cogumelos silvestres comestíveis no Parque Natural do Alvão. L. Pereira, S. Mota, J. Lourenço e G. Marques
• Contribuição para o Registo Micológico de Trás-os-Montes e Alto Douro

ABOUT AUTHOR

Com sede em Macedo do Peso (freguesia de São Martinho do Peso, concelho de Mogadouro), tem por objecto a promoção do conhecimento científico, técnico e gastronómico dos cogumelos, bem como os aspectos ecológicos, culturais e sociais relativos aos mesmos, sem fim lucrativos.